segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A importância de dizer NÃO

Na vida profissional, como na vida pessoal, o dizer NÃO tem uma importância que, muitas vezes, apenas o decorrer das situações pode relevar.

Na realidade, dizer NÃO a uma situação, a uma proposta, torna-se frequentemente tão ou mais importante do que dizer SIM.

O dizer NÃO indica uma tomada de posição, muitas vezes mais difícil de defender, do que dizer SIM.

Quando existe a pressão económica de obter mais-valias para o negócio ou simplesmente para a nossa subsistência, o recusar, o dizer NÃO deixa-nos muitas vezes a sensação de mau estar, de não estarmos a fazer o correto, quando na realidade estamos a defender apenas a nossa opinião e conceito ou simplesmente a reconhecer que não temos tempo ou conhecimento para dar uma resposta correta e atempada a todas as situações.

Pedro Marques

São opções difíceis de tomar, que necessitam de alguma dose de coragem mas acima de tudo, de uma análise esclarecida da situação e do tempo envolvido.


Aprender a dizer NÃO é tão importante como dizer SIM e devemos ter presente que existe casos em que o inicial SIM acaba por transformar-se num NÃO.

Já o inverso, o NÃO transformar-se em SIM, é menos frequente e mais difícil mas, não é impossível.

Em conclusão, quer seja um SIM ou um NÃO, o que importa é analisarmos a situação corretamente e, estarmos convictos, que tomamos a melhor opção em função dos dados que dispomos e das nossas convicções.

Sem comentários:

Enviar um comentário